Jornalistas

Vera Longuini

Vera Longuini

Formação

Jornalista profissional diplomada pela Puc Campinas, é pós-graduada em Jornalismo e Segmentação Editorial (Puc 2003) e MBA em Redação Criativa com foco em Jornalismo Literário (Metrocamp -2006).  Concluiu o Curso de Especialização  em Jornalismo para o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Facamp/ Fundação Feac em 2008 e  obteve a certificação internacional do Global Reportining Iniciative em 2010 para a elaboração do Relatório de Sustentabilidade GRI, com a realização de curso de capacitação ministrado pelo UniEthos. Em 2010 realizou, também, o curso A Comunicação Corporativa em Tempos de Redes Sociais Online, promovido pela Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

Entre 1984 e 1987, realizou cinco cursos de Extensão Universitária na - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (Jornalismo Científico, História Política do Brasil, Economia Brasileira, Militarismo e Psicologia em Jornalismo), além do curso de Editoração Eletrônica na People Computação.

É diplomada pelo Instituto Cervantes com o DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira, único reconhecido pelo Ministério da Educação e da Ciência da Espanha.

Carreira profissional

Já atuou em todas as funções em diversas emissoras de rádio e de televisão, e de em jornais diários, tendo sido correspondentes dos jornais Folha de São Paulo e O Globo, além de grande experiência em assessoras de Imprensa de empresas públicas e privadas.

Foi professora de diferentes disciplinas no Curso de Jornalismo (3º e 4º anos) da Puc Campinas, no período de 1987 a 1996. Atualmente ministra palestras e workshops sobre os mais diversos temas de comunicação empresarial (media Training, Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa, Técnicas de Redação Empresarial, Estratégias de Comunicação, Comunicação de Crise, Mídias Sociais etc). Também ministrou aulas de Media Traing no Curso de Pós-graduação em Jornalismo da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba

É autora dos livros “100 Anos de Monjolinho”, história da mais antiga usina hidrelétrica da CPFL Energia e da obra “Voluntária do Amor”, biografia de Vandir Justino da Costa Dias, considerada a “Dama da Caridade” de Campinas na década de 80; A publicação biográfica teve destaque na mídia nacional, com entrevistas nos principais programas de televisão, entre eles no Jô Soares, exibido pela Rede Globo de Televisão, e no Boa Leitura, do SBT. Foi responsável pela coordenação editorial de livros de outros autores, entre eles, Hortolândia Sempre, de Paschoal Neto; Espanhol sem gafes – Guia de turismo, lazer & negócios, de Diego Alejandro Fabrizio; Equilíbrio e Sabor na Balança, de Luciane Pavini; Amar a vida e vibrar com ela, livro de poemas e poesias de autoria da Irmã Joana Molina Navarro e da biografia do Padre Bonhomme.

Prêmios

Recebeu o diploma de Mérito Jornalístico da Cidade de Campinas, concedido pela Câmara Municipal em 02 de maio de 1996 e foi vencedora dos prêmios Herbert de Souza – Betinho (outorgado pela Câmara Municipal de Campinas, em 09 de dezembro de 2003) e Jornalista Solidário 2007 (concedido pela Feac/Fundação DPaschoal, em 06 de dezembro de 2007).

Atividades atuais

Desde 2000, é responsável pela empresa Ateliê da Notícia, e, desde 2009, pela empresa Ateliê da Divulgação, nas quais tem a possibilidade de realizar todos os serviços relacionados à área de comunicação jornalística. Além disso, realiza palestras em empresas, universidades e Sindicatos sobre os mais diversos assuntos ligados à área de Comunicação e, desde 2012, ministra aulas de Media Training  no Curso de pósgraduação em Assessoria de Imprensa na Unimep – Univerdidade Metodista de Piracicaba.

Adelaine Cruz Mtb. 27339

Formação acadêmica

Formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Campinas (Puccamp). Tem conhecimento de inglês e formação em Sistemas Operacionais, Editoração Eletrônica, Tratamento de Imagens e Aplicativos.

Carreira profissional

Estagiou na Sucursal Campinas da Agência Estado (Grupo O Estado de São Paulo). Trabalhou na Rádio Educadora AM (Rede Bandeirantes), e no jornal Correio Popular de Campinas, onde assinou a coluna social MIX. Desde 2001 é coordenadora do Departamento de Assessoria de Comunicação e de Imprensa da Central de Comunicação.

Especialidades

  • Publicações

    Jornais, Newsletters, Revistas, Livros, Balanço Social, Relatórios Anuais e de Sustentabilidade, textos e conteúdos em geral.

  • Comunicação Organizacional

    Diagnóstico e avaliação, Assessoria de Imprensa, Comunicação Externa, Interna e de Crise e Media training

  • Cursos

  • Traduções e versões

  • Eventos

Ver especialidades

(19) 3252.9385

Ateliê da Notícia - Jornalistas responsáveis: Vera Longuini
Telefone: 19 3252-9385 | Celular: 19 99771-6735
Rua Mogi Guaçu, 1657, Sala 6 | Jardim Flamboyant | Campinas – SP | CEP -13091-103
redacao@[null]ateliedanoticia.com.br

Criação e Desenvolvimento Princi Agência Web