Releases

Família Patto realiza, em São Roque, quarta edição do Patto's Day

27/07/2018

Imigrantes portugueses que chegaram ao Brasil há mais de 100 anos reúnem a parentada para uma grande festa de confraternização. Local escolhido é o complexo gastronômico Vila Don Patto, localizado no km 2,5 da Estrada do Vinho.

O Patto's Day, festa que reúne centenas de integrantes de uma mesma família - a Patto & Pato -, acontece no dia 4 de agosto no complexo gastronômico Vila Don Patto, em São Roque.  A quarta edição do evento deve reunir 150 pessoas – com idades que variam de recém-nascidos a 97 anos - e tem o compromisso de promover reencontros cheios de abraços apertados, boas risadas e muita prosa entre pessoas com o mesmo sobrenome. 

A festa impulsiona o setor hoteleiro da região e movimenta hotéis e pousadas de Sorocaba, a 35 quilômetros de São Roque, que também se beneficia com o movimento gerado pelos participantes. Como nas edições anteriores, "abadás", brindes e lembranças serão utilizados no recinto da festa e, depois, guardados com carinho como recordação dessa grande comemoração luso-brasileira.

O evento não é exclusivo a membros consanguíneos. Podem participar cônjuges e convidados carinhosamente chamados de "penetras simpáticos". O crachá do evento não se limita ao nome e traz, ainda, o grau de parentesco e a cidade de origem, tudo para facilitar as apresentações.

“A ideia do encontro partiu de primos que tinham o objetivo de reunir alguns parentes que não se viam há bastante tempo”, resume Élcio Patto, um dos idealizadores do Patto's Day. A facilidade de achar pessoas nas redes sociais e o interesse da parentela contribuíram para o sucesso do primeiro evento, em 2015, em Tremembé, no Vale do Paraíba. A cada ano, a data atrai um número maior de parentes vindos de Norte a Sul do Brasil e até de outros países.

Após duas edições no Vale do Paraíba e, no ano passado, no Sul de Minas, em Lavras, vizinha a Ribeirão Vermelho, outro reduto Patto & Pato, os organizadores do evento decidiram por São Roque para sediar o encontro deste ano.

Segundo Élcio, o Patto's Day é uma inovação às tradicionais ocasiões que promovem reuniões de parentes como, por exemplo, funerais ou casamentos com grandes festas, algo cada vez mais escasso. E nada como um recanto repleto de verde, opções gastronômicas e muitas atrações para tornar a reunião familiar memorável.

Local do encontro

Dotado de restaurantes repletos de ótima gastronomia e área livre para muitas atividades em família, a Vila Don Patto foi eleita ponto de concentração da parentela que, em uma aguardada data do ano, reúne os membros dos "clãs" e seus convidados.

Ponto alto do Patto's Day, o almoço acontece das 11h30 às 17h30, com menu degustação especial ítalo-lusitano, onde serão servidos três itens no couvert e oito pratos, com destaque às massas e aos risotos - um deles de bacalhau - e, claro, a tradicional sobremesa portuguesa, pudim de claras com caramelo.

A ordem da quarta edição da festa é tornar o dia inesquecível. Os participantes aproveitam a data para colocar o papo em dia, trocar experiências e atualizar a foto da árvore genealógica. Élcio conta que a data representa uma volta ao tempo quando, em 2009, durante as comemorações dos 80 anos de Dona Délia Patto, sua mãe e matriarca, ocorreu um raro reencontro de primos e sobrinhos.

"Naquela ocasião, a reunião nos fez lembrar de um encontro na nossa infância, com todos os netos ao lado dos meus avós maternos Rosa e Juca Patto. São aquelas fotos antigas de família que guardamos com carinho", lembra Élcio.

O clã Patto

A história da família Patto em terras brasileiras data do final do século 19, quando três primos resolveram deixar a pequena vila de Ancede, na região do Porto, hoje com pouco mais de 2,5 mil habitantes, e cruzaram o Atlântico em busca de oportunidades no Brasil.

Dois patriarcas fixaram raízes em Tremembé, no Vale do Paraíba, enquanto o terceiro utilizou a sua força de trabalho na expansão de linhas de trem em Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas. Com o passar do tempo, dois grandes "clãs" descendentes do mesmo trio lusitano se espalharam pelo país. A grafia do sobrenome também passou por alterações, o que explica o registro de vários membros sem dobrar o "t", como originalmente.

Sobre a Vila don Patto

O complexo Vila don Patto foi construído em um antigo vinhedo de propriedade de imigrantes portugueses de São Roque e tornou-se um centro de gastronomia e lazer. Ocupando diferentes platôs de uma montanha em meio à Mata Atlântica, ali funcionam um restaurante típico português, um italiano, uma boulangerie, um empório com adega e um café & grelhados, além de uma choperia, uma cervejaria e uma sorveteria.

A estrutura foi pensada para atender à família. Pode-se chegar cedinho para respirar o ar puro da montanha e tomar um café apreciando, do alto, a rica vegetação natural ou admirando o paisagismo do local. As crianças podem passar o dia no espaço kids ou no playground. O chope e a cerveja gelados podem abrir o apetite enquanto se decide qual restaurante escolher. Após o almoço, dois redários oferecem confortáveis redes para descanso à sombra do pergolado.

Antes de voltar para casa, vale uma passadinha na boulangerie e na adega para levar pães, massas, sucos e vinhos da Vila don Patto. Ou, ainda, visitar a lojinha de artesanatos de variadas regiões do Brasil. A estrutura conta com estacionamento amplo para 750 carros e com um heliponto com capacidade para três helicópteros simultâneos à disposição dos clientes. Trata-se do único heliponto da região - homologado para pousos e decolagens diurnos e noturnos.

As promoções dos restaurantes são oferecidas semanalmente no site www.viladonpatto.com.br. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 4711-3001 e (11) 98804-6035.

Serviço
4º Patto's Day

Data: 4 de agosto
Local: Vila Don Patto - Estrada do Vinho – Km 2,5 - São Roque - SP

Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini

Cel. (19) 9 9771-6735 (Vivo)
Atendimento: Gabriel Gaudio e Tamires Ávila
Redação (19) 3252-9385 / (19) 98840-6735 (Oi)
redacao@ateliedanoticia.com.br
www.ateliedanoticia.com.br

(19) 3252.9385

Ateliê da Notícia - Jornalistas responsáveis: Vera Longuini
Telefone: 19 3252-9385 | Celular: 19 99771-6735
Rua Mogi Guaçu, 1657, Sala 6 | Jardim Flamboyant | Campinas – SP | CEP -13091-103
redacao@[null]ateliedanoticia.com.br

Criação e Desenvolvimento Princi Agência Web